Make é uma ferramenta de automação que conecta sistemas e executa fluxos automáticos. Para usar essa ação, basta ter uma conta no Make e uma conta na Meetime com perfil de administrador ou gestor. Com isso configurado, o Make consegue receber ou enviar dados e executar o fluxo conforme os eventos definidos.
Existem duas maneiras de receber esses dados: enviando em tempo real via Webhook ou buscando de forma periódica usando o módulo HTTP com os endpoints da API. A seguir, detalharemos cada uma dessas opções:
Envio em tempo real (Webhook)
- Antes de tudo, será necessário que você possua uma conta no Make. Já no sistema, você deverá clicar no menu “Scenarios” > Create a new scenario (nome dado para o ambiente onde integrações são construídas por lá):
- Na etapa inicial, você deverá pesquisar por “Webhook” (sem aspas) e escolher a opção “Custom webhook”:
- Após isso, clique para criar um webhook, escolha um nome e salve:
- O Make gerará um endereço para recebimento dos dados disparados pela Meetime, você pode copiá-lo clicando no botão "copy adddres to clipboard" e inseri-lo na Meetime:
Na Meetime
Na sua conta da Meetime, através de um usuário Gestor ou Administrador, siga os seguintes passos:
- Clique aqui > botão verde de “+” para adicionar um Webhook
- Selecione o “Evento” conforme a integração que você deseja construir no Make (quais dados o outro sistema deve receber)
- Em “URL Destino”, coloque o endereço trazido do Make (atenção para que o início “https://” não fique duplicado)
- Salvar
Na sequência, volte ao Make para finalizar a integração com o Google Sheets:
- Para integrar, passe o mouse sobre o cenário de webhook que você criou e clique no símbolo de mais para adicionar outro módulo:
- Clique em "Add" para iniciar a integração. Em seguida, clique em Fazer login com o Google, selecione a conta desejada, revise as permissões com atenção e clique em Continuar:
- Preenchimento dos campos seguintes:
- Search Method: selecione search by path;
- Drive: selecione my drive;
- Spreadsheet ID: pesquise pelo nome da planilha para qual esses dados serão enviados e clique em selecionar;
- Unformatted: esse campo define se a linha será inserida sem formatação. Ao selecionar Sim, os dados são inseridos exatamente como chegam, sem que o Google Sheets aplique formatação automática. Ao selecionar Não, o Sheets aplica o formato padrão. Escolha conforme a sua necessidade.
- Para finalizar, associe os campos dos leads às colunas da planilha. Em Sheet Name, selecione a aba que vai receber os dados, clique sobre o nome de cada coluna e arraste o campo correspondente da Meetime até ela:
Para testar, clique em "Executar" e verifique se os dados foram retornados com sucesso. Em seguida, abra a planilha e confirme se as informações foram enviadas corretamente:
Dica: Para definir o período de execução da automação, clique em Immediately as data arrives, na parte inferior, e selecione quando ela será executada e o intervalo em minutos entre cada execução.
Envio periódico usando endpoints da API
Na nossa documentação da API temos diversos endpoints que podem ser utilizados para extrair informações da Meetime para outras ferramentas, como: listar prospecções, atividades, cadências. Você pode conferir a documentação completa acessando esse link: Documentação API. Para exemplificar o uso, estaremos utilizando o endpoint de Listar Prospecções.
O primeiro passo é semelhante ao processo de enviar informações via Webhook. Você irá criar um novo cenário clicando no menu “Scenarios” > Create a new scenario.
- No primeiro módulo do cenário, você deve buscar por HTTP > Make a request. No primeiro campo "Authentication Type", selecione "No authentication":
- No campo URL, você precisa adicionar a URL do endpoint que deseja utilizar. Essa informação pode ser tirada na nossa documentação. Nesse caso, estamos utilizando o endpoint de Listar Prospecções. A URL está disponível logo no início da página:
- Em "Method" selecione "GET". A próxima etapa são adicionar os dois Headers necessários para a requisição funcionar corretamente. Para adicionar, basta clicar em "Add a header":
Preenchimento do "Header 1":
Name: "Authorization"
Value: Preencher com o seu token de API da Meetime. Esse artigo te mostra Como encontrar seu token de API na Meetime.
Preenchimento do "Header 2":
Name: "Accept"
Value: "application/json"
Na sequência, volte ao Make para finalizar a integração com o Google Sheets:
- Para integrar, passe o mouse sobre o cenário de webhook que você criou e clique no símbolo de mais para adicionar outro módulo:
- Clique em "Add" para iniciar a integração. Em seguida, clique em Fazer login com o Google, selecione a conta desejada, revise as permissões com atenção e clique em Continuar:
- Preenchimento dos campos seguintes:
- Search Method: selecione search by path;
- Drive: selecione my drive;
- Spreadsheet ID: pesquise pelo nome da planilha para qual esses dados serão enviados e clique em selecionar;
- Unformatted: esse campo define se a linha será inserida sem formatação. Ao selecionar Sim, os dados são inseridos exatamente como chegam, sem que o Google Sheets aplique formatação automática. Ao selecionar Não, o Sheets aplica o formato padrão. Escolha conforme a sua necessidade.
- Para finalizar, associe os campos dos leads às colunas da planilha. Em Sheet Name, selecione a aba que vai receber os dados, clique sobre o nome de cada coluna e arraste o campo correspondente da Meetime até ela:
Se tiver qualquer dúvida sobre o processo, entre em contato com o nosso time de suporte pelo e-mail suporte@meetime.com.br ou no whatsapp +55 48 3204-7590.