Para fazer uma análise precisa da operação o primeiro passo é definir as metas.
No Meetime Flow você personaliza as metas de oportunidades e taxa de conversão.
As oportunidades são os leads ganhos dentro da plataforma e a taxa de conversão é o percentual dos leads ganhos dividido pelos leads finalizados (ganhos + perdidos).
As metas são definidas por empresa/conta.
Para definir ou editar as metas acesse o menu Dashboard (barra superior preta) e clique em “Editar Metas” (no canto superior direito da tela).
- Preencha os campos “Meta de oportunidades” e “Meta de taxa de conversão”
- Adicione os usuários que serão impactados por essa meta clicando no “+”. O sistema sugere automaticamente a meta de oportunidades por vendedor, mas ela pode ser personalizada clicando no ícone de cadeado. A soma das oportunidades definida para os usuários deve ser igual à meta definida para a conta.
- Para retirar o usuário desse painel basta clicar no ícone de lixeira do lado esquerdo de cada usuário:
Com esses parâmetros preenchidos, o Meetime Flow irá calcular a estimativa de esforço para atingir a meta, ou seja, quantos leads precisam ser finalizados e qual a média de atividades que cada usuário deve realizar por dia. Esse dado é para entendermos se o time está bem dimensionado e se o número de leads gerados é suficiente para abastecer a operação ou se precisamos rever as metas definidas.
- Após preencher todos os campos clique em “Salvar metas”.
Qual critério devo seguir para definir as metas da operação?
Para definir as metas de oportunidades e taxa de conversão sugerimos analisar o histórico da sua operação de vendas e fazer um cálculo do funil de traz para frente:
- Primeiro defina a meta de contratos/clientes que seu time de vendas precisa fechar por mês
- Analise qual é o histórico de taxa de conversão de oportunidades para contratos fechados
- O número de contratos assinados dividido pela taxa de conversão nos dá a quantidade de oportunidades que o time de pré-vendas precisa entregar
- Agora vamos analisar o histórico de taxa de conversão de leads para oportunidades
- O número de oportunidades dividido pela taxa de conversão (de leads para oportunidades) nos dá a quantidade de leads que precisam ser finalizados no mês
Caso sua operação seja recente e não tenha histórico, podemos usar dados de benchmark de mercado.
Ainda tem dúvida? Entre em contato com a gente através do e-mail suporte@meetime.com.br